sábado, novembro 25, 2006

Souza e a informática na Dom Vital

Muitas pessoas passaram pela informática da Dom Vital e por muitos anos a coordenação geral ficou a cargo de José de Souza.

Nos anos 70, quando nenhuma empresa de transporte rodoviário de cargas usava computadores, a Dom Vital foi pioneira, adquirindo equipamentos da Sisco, isto devido a reserva de mercado. A linguagem adotada foi o Basic.

Foram criados aplicativos para as diversas áreas que funcionaram até 1993 quando foram substituidos pela linguagem Dataflex, com a implantação do Sist, desenvolvido em parceria com a Sist Global.

A Dom Vital trouxe muitas inovações da aplicação da informática no transporte e que depois seria adotada por quase todas as empresas do setor.

José de Souza, quando esteve à frente do departamento de informática, quando escondeu os êxitos obtidos e fazia questão de abrir as portas da empresa para os concorrentes verem.

A coleta da Dom Vital era uma das mais rápidas e eficientes do mercado e isto devido a um aplicativo simples e objetivo, onde a chave era o número de telefone. Com esta informação era possível acompanhar todo o processo e, utilizando rádios como comunicação entre a base e os caminhões, a mercadoria era retirada, trazendo satisfação ao cliente pela rapidez e ao mesmo tempo diminuindo o custo.

Nenhum comentário: