domingo, novembro 12, 2006

A carreira de José de Souza

Todas as pessoas que o conhecem vão concordar: ele é polêmico, visionário, empreendedor e persistente.

E hoje, o setor de transporte rodoviário deve muito a suas idéias e luta para a melhoria dos processos operacionais e administrativos. Exemplos não faltam: o controle da coleta por telefone, a diminuição do tamanho do conhecimento (documento de transporte), a simplificação da fatura, o atendimento a clientes, a informatização dos processos, os tarifários, o código de barras, a adaptação do EDIFACT, o marketing, a formatação de filiais e tantas outras.

É paulista de Guararapes, interior do estado. No final dos anos 60 veio para São Paulo e iniciou sua brilhante carreira na Forest, uma transportadora da qual saíram várias pessoas que tornaram a Dom Vital, uma das maiores empresas de transporte no Brasil. Nesta empresa, implementou quase todas as suas idéias.

Por volta de 1977, quando informática era coisa para universidades e bancos, coordenou a implantação do primeiro sistema desenvolvido para transporte no Brasil, que tornou-se o padrão, utilizado até hoje. Desenvolvido em Basic, este sistema era executado nos equipamentos SISCO. Tempos difíceis no regime militar, quando existia a reserva de mercado de informática e as novidades lançadas no exterior demoravam muito a chegar no país.

A profissionalização do setor de transporte de cargas foi e é uma das suas maiores bandeiras. Buscou muitas pessoas em outros setores e gente nova, com garra e determinação para desenvolver vários projetos.Por isto que a empresa que dirigia tornou-se a maior e melhor empresa do Brasil, ganhando vários prêmios da Revista Exame e outras entidades. A Dom Vital em pesquisas de entidades independentes foi considerada a mais lembrada quanto ao quesito de transporte de cargas e, chegou a faturar US$ 100 milhões, anualmente.

Sob sua coordenação, os sistemas de informática e serviços de coleta e entrega foram formatados, visando atender melhor os clientes. Quando a informação ágil era considerada artigo de luxo, insistia que transportar todo mundo transporta, mas o diferencial estava em entregar rápido e ter as informações do processo nas pontas dos dedos, como dizia Bill Gates. Quando a ISO 9000 era novidade, coordenou o departamento de qualidade total, conseguindo a certificação da empresa em apenas seis meses.

Com excelente retórica, fez palestras no Sindicato dos Engenheiros, NTC, SETCESP e outras entidades.

Sempre viaja ao exterior com o objetivo de enriquecer os seus conhecimentos e trazer experiências inovadoras.

Nenhum comentário: